top of page

Conceitos Básicos:

LINGUAGEM E SOCIALIZAÇÃO

 

São sete conceitos básicos da linguagem e socialização:

*Comunicação: ocorre quando, ao emitirmos uma mensagem, nos entendemos por um pessoa e modificamos seu comportamento Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si,tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.

*Linguagem: É a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas, podendo ser verbal ou não. A linguagem verbal serve para se expressar por meio de textos como cartas e entrevistas. Já a não verbal, para se comunicar, é necessária imagens, sinais, gestos, placas objetos e cores.

*Língua: É um tipo de código formado por palavras, por meio do qual as pessoas se comunicam e interagem entre si. Dividido em várias linguagens, como português, espanhol, inglês e várias outras.

*Fala: É o uso individual da língua. Ao falar ou escrever, se dá preferencia a determinadas palavras ou construções para expressar uma fala. Porém, deve estar contida em um contexto para dar sentido e o receptor entender do que a frase se trata; caso contrário, ninguém será entendido pelos membros da comunidade.

*Signo Linguístico: É formado por uma imagém significante e um conceito significante, que é considerado como um elemento representativo. Por exemplo a palavra casa, quando se ouve estica sa palavra, logo vem à mente, a imagem materializada.

*Variedades Linguísticas: São as variações que uma língua apresenta, de acordo com fatores sociais, geográficos, situacionais, históricos e profissionais.

*Norma culta: É a língua padrão, a variedade linguística de maior prestígio social. É utilizada em redações em vestibulares, empresas, currículos e outras ocasiões especiais e casuais.

*Norma popular: São todas as variedades linguísticas diferentes da língua padrão, criada por um grupo de pessoas, reduzindo e inventando novas palavras. Chamada também de linguagem informal, onde criam-se gírias e todos do conjunto se entendem.

Componentes da linguagem:

Todo ato de comunicação envolve seis componentes essenciais, são:

*Emissor: Chamado também de locutor. É o coelho, que diz algo ao cachorro.

*Receptor: Chamado de interlocutor. É o cachorro, aquele com que o emissor se comunica. O que recebe a fala.

*Mensagem: É todo texto ou expressão transmitida do emissor ao receptor: "Receio que Facebook esteja destruindo a comunicação real. Curti".

*Código: É linguagem transmitida. A comunicação social que permite ao receptor compreender a mensagem recebida.

*Canal: Conhecido também como contato. É língua oral, o meio físico que conduz a mensagem ao receptor. Nesse caso, o som e o ar.

*Referente: É o contexto. É o coelho dizer sobre o excesso de uso do Facebook e o cachorro responder com algo que é uma marca da rede social.

Unidade e Variedade

*Fatores Geográficos: Há variações linguísticas na língua portuguesa que assumem formas diferentes de fala nas diferentes regiões. As evidentes diferenças entre o modo de falar são muitas. Como o gaúcho em relação o mineiro, o carioca em relação ao baiano. Essas variações regionais constituem os falares e os dialetos. As formas regionais de se expressar, vêm sendo valorizada como diversidade cultural do Brasil. E isso que tem levado ao surgimento de vocabulários e publicações.

*Fatores sociais: O português empregado pelas pessoas que têm acesso à escola e aos meios de expressão difere do português empregado por pessoas que não tiveram acesso à escola. As classes sociais de alto e médio nível dominam uma forma de língua mais prestigiada, enquanto as classes de baiox nível aquisitivo são vítimas de preconceitos por empregarem formas da língua menos prestigiada.

*Fatores profissionais: O exercício de alguns empregos na sociedade requer o domínio de certas formas de língua chamada linguagem técnica. Abundantes em intercâmbio técnico de engenheiros, médicos, químicos e outros especialistas em empregos mais específicos.

*Fatores situacionais: Em diferentes situações comunicativas, uma mesma pessoa emprega diferentes formas de língua. Em um discurso de formatura emprega um nível mais alto de formalidade. Mas a mesma pessoa, em uma conversa entre amigos, utiliza a linguagem informal, dizendo gírias.

*A língua literária: Quand abandona o cotidiano comunicativ e combina elementos linguísticos criadores e imaginativos. Código e mensagens adquirem maior importância. Como o verso de Fernando Pessoa: " O mito é o nada que é tudo". 

Evolução da Língua Portuguesa

*A expressão "A última flor do Lácio": Lácio era o centro de Roma, onde se falava latim. Com a expansão do império romano, o latim vulgar espalhou-se pela Europa através dos soldados que falavam o latim vulgar. Com a influência cultural dos povos dominados pelo império e dos visitantes e estrangeiros, o latim gerou outras línguas, entre elas o português. E a metáfora da flor, pela beleza da língua.

*Luís Vaz de Camões: O portugues empregado por Camões em sua obra virou uma referência para o uso do idioma. Assim, esse autor ajudou a uniformizar a língua e contribuiu para que ela sobrevivesse.

*Flor do Lácio Sambódromo Lusamérica latim em pó: Trecho criado por Caetano Veloso, que fala sobre o Brasil, caracterizado pelo samba(Sambódromo)  e por ser o único país da América a falar português(Lusamérica). Latim em pó por ser uma das últimas línguas originadas pelo Latim. 

*Complexo de vira-lata: Em um de seus textos, Gláuber Rocha diz que os brasileiros têm complexo de vira-lata. Ela aborda isso porque o vira-lata fica satisfeito com o que lhe é concebido. Como o brasileiro, que se contenta com outras culturas facilmente.

 

 

bottom of page