top of page

Lugar e Região

Lugar

      O lugar é uma paisagem cultural modificada pelo homem, ou um certo espaço de experiências vividas entendidas pela razão humana ou que despertam sentimentos de identidade. O lugar carrega tamboem o "pertencimento", que é a relação de alguém com algum lugar. Pode-se dizer que é um espaço reduzido, como uma casa ou uma praça. 

Região

           A região é um conjunto de lugares com alguma característica em comum. Então cria-se a regionalização para definir ou criar um critério para a divisão do espaço. A necessidade de estabelecer uma região é muito grande, pois facilita o reconhecimento de divisas entre lugares diferentes, entre a economia local, etnia e muitos outros. Um exemplo é a Zona do Euro. Isso tudo constrói paisagens do mundo. Com a percepção de que a natureza não determinaria uma região sem a ajuda do homem e o excesso de conceitos criados para a região e regionalização, foram estabelecidas divisões regionais baseadas em critérios.

Regionalização

           A regionalização serve para definir uma região e criar seus limites territoriais utilizando critérios. Os critérios são flexíveis para quem deseja elaborar um mapa, desde que sejam baseados em critérios científics para seu total entendimento. Os critérios podem ser por etnia, moeda, economia, religião e outros aspectos que definem uma certa região. Há também as regionalizações mais importantes, que devem ser mais estudadas e consideras:

 

1. Continente

         A primeira regionalização é por continente, que foi denominado pelo afastamento de terras da Pangeia (o Supercontinente), fenômeno conhecido como Deriva Continental. Hoje as terras separadas estão dividas entre América do Norte, América Central, América do Sul, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida.

 

2. Placas Tectônicas

           A regionalização por Placas Tectônicas serve para nomear as placas que levaram os continentes até onde estão atualmente e as quais provocam fenômenos naturais. Por exemplo a placa Sul-Americana que está situada bem no centro do território brasileiro. Por isso o Brasil não sofre tanto com abalos sísmicos e vulcanismos.

 

3.Histórica

          A regionalização Histórica é formada pelo Velho, Novo e Novíssimo Mundo. O Velho Mundo recebe esse nome por ser o primeiro território do planeta a ser descoberto e onde ouve os primeiros registros de vida. Estão presente nele a Eurásia(Europa + Ásia) e a África. O Novo mundo foi conhecido no século XV com o início das expedições portuguesas e espanholas e nele estão as três Américas(do Norte, Central e do Sul). O Novíssimo Mundo é a Oceania e suas ilhas que foi o último continente descoberto. A Antártida não se encaixa em nenhuma regionalização Histórica.

 

4.Fragmentação Cultural

           A fragmentação cultural é caracterizado pela religião e cultura. A cultura pode ser dividida em costumes e tradições também. E a religião está muito presente na regionalização do Oriente Médio, onde se tem quatro religiões em grandes proporções em um só país.

 

5.1º, 2º e 3º mundo

               É a última mais importante regionalização. Foi definido durante a Guerra Fria, onde o 1º Mundo é composto por países capitalistas e desenvolvidos como Estados Unidos, Espanha e Inglaterra. O 2º Mundo é caracterizado por países socialistas como Rússia e China. Entre esse grupo não existe subdivisões porque no mundo socialista todos são iguais. E o 3º Mundo são os países capitalistas subdesenvolvidos ou emergentes como o Brasil e Índia.

 

               Além das importantes regionalizações apresentadas acima, existe regionalizações específicas para as Américas. Os três critérios mais importantes para definir as áreas dos países americanos são a Histórico-Cultural, pelos Blocos Econômicos e pela colonização-idioma. O critério Histórico-Cultural é dividido entre a América Anglo-Saxã, que foi uma colônia de povoamento e é caracterizado por ter o idioma inglês como oficial e América Latina, que foi colônia de exploração. Os Blocos Econômicos são dois, a NAFTA e o MERCOSUL. A Nafta é o tratado criado pelos Estados Unidos para livre comércio entre os países da América do Norte e o Chile. E o MercoSul são entre o restante dos países da América. E por último a Localização que divide em América do Norte, América Central e América do Sul. 

 

              

 

 

 

Prováveis questões para sua prova:

 

1.(PUERI DOMUS-Módulo 5) Dentre as particularidades que diferenciam região e espaço geográfico, destaca-se o conceito de escala, que toma uma fração do espaço e fortalece determinado recorte, subordinado a um espaço total. Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta.

R: Sim, porque região estabelece divisas com outros lugares em que não há tanta afinidade quanto os lugares presentes dentro da região.

 

2. O mapa a seguir representa uma proposta de divisão econômica do espaço mundial.

 

   

 

 

 

 

 

 

 

a) Caracterize os dois blocos de países de acordo com a divisão proposta.

R: O mapa-mundi acima representa a divisão pelo desenvolvimento dos países. Os países pintados de laranja são os desenvolvidos e os de amarelo são os países subdesenvolvidos.

 

b) Qualquer divisão tem suas deficiências e limitações. Escolha dois países da Europa ou da Ásia que tenham características diferentes das do bloco em que estam colocados e justifique sua opção.

R: A Grécia é um país da Europa que tem características diferentes das do bloco onde foi representado., porque a crise está aumentando, a língua oficial está "morrendo" e a população está cada vez mais prejudicada. Outro país é o Japão. O Japão é mundialmente conhecido pela alta tecnologia e infraestrutura, mas mesmo assim está representado no bloco dos países subdesenvolvidos.

 

3. Regiões do mundo receberam nomes especiais, tais com Círculo de Fogo. Explique o nome e cite mais um local que recebeu um nome especial.

R: O Círculo de Fogo tem esse nome pela forte atividade vulcânica. Está situado na costa esquerda do Chile e contorna toda a costa esquerda da América até algumas ilhas da Oceania. Outro local com nome especial é o Vale do Sílicio, que recebeu esse nome por ser a sede de grandes empresas que têm a função de avançar a tecnologia, como Google e Apple.

 

4. Qual a função do uso de critérios para a delimitação de uma região?

R: A função é fazer que todos entendam os limites de cada região por meio de critérios científicos para não gerar uma certa ambiguidade.

 

5. O continente americano tem várias formas de regionalização, mas entre elas, três se destacam. Quais são elas e as explique.

R: Os critérios mais empregados são pela economia, histórico-cultural e por localização. A economia é baseada em dois blocos econômicos, a NAFTA e o MercoSul, onde a NAFTA impõe o livre comércio entre a América do Norte e o Chile e o MercoSul é entre todos os países da América Central e América do Sul menos o Chile. O Histórico-cultural é a divisão entra América Anglo-Saxônica e América Latina. E o por localização, que é a divisão entre América do Norte, Central e do Sul.

 

6. Leia e responda:

        "Até perdemos o direito de chamarmo-nos americanos. A América é, para o mundo, nada mais que os Estados Unidos: nós habitamos, no máximo, numa sub-América, numa América de segunda classe, de nebulosa identificação."

      Qual é essa sub-América citada pelo autor? Você concorda com ele?

R: Essa sub-América são todos os países da América menos os Estados Unidos. Concordo com o autor porque quando se ouve a menção da palavra "americanos", todos relaciona-a com os estadunidenses, até mesmo nós e os outros países do continente. A população dos Estados Unidos se autonomeu americanos, como se fosse um desrespeito com os outros países da América.

 

 

 

         

 

 

 

bottom of page